Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de fuga

Na rotina dos sonhos fugimos dos dias

Diário de fuga

Na rotina dos sonhos fugimos dos dias

Cinco metas para 2020 (que qualquer um pode cumprir)

04.01.20 | Alice Barcellos

2020 chegou com força. Marca o fim de uma década e o começo de outra. É um número redondo e uma capicua. E, acima de tudo, "meio mundo" estava ansioso por dizer "adeus" a 2019, que foi um ano bem pesado para muitas pessoas, inclusive para mim. Não que as coisas possam mudar tão simplesmente como o virar da página de um calendário, mas um novo ano é sempre um bom pretexto para recomeçar e traz com ele aquela lufada de esperança extra que todos nós precisamos em certas fases da vida. 

Assim sendo, e depois rever as minhas metas para o ano passado, que consegui ir seguindo, deixo aqui outros objetivos que também tenho tentado cumprir e que levo como resoluções para 2020. Vamos a isso?

1. Consumir menos

Temos coisas a mais. Roupas, livros, gadgets, utensílios para a casa, comida... Comprar por necessidade e não por impulso é um ato que podemos ir refinando à medida em que vamos ganhando consciência de que precisamos de muito menos para viver. 

2. Aprender algo novo ou melhorar algo que ainda não saiba muito bem

Há quanto tempo não aprende uma coisa nova? Chegamos a um ponto das nossas vidas que o comodismo é, muitas vezes, uma âncora que nos impede de navegar por novos mares. Mas navegar é preciso e há tanto mundo para desbravar. Há dois anos comecei a aprender a surfar e descobri uma das atividades mais desafiantes e motivantes que já pude executar. Ainda tenho muito por aprender, por isso, um dos objetivos para este ano passa por não desistir e continuar a evoluir.

Outra atividade que quero continuar a desenvolver é a escrita. Algo que me ajudou a ultrapassar os momentos menos bons do ano passado e que, mais uma vez, me mostrou como podemos explorar este lado mais criativo e poético que a escrita pode ter.

3. Estar mais tempo em contacto com a natureza

No seguimento do ponto anterior, pelo menos para mim, surfar é também uma oportunidade de estar em contacto com o mar e com a água - o meu elemento. É ter momentos plenos de comunhão com a natureza. Caminhar em parques, florestas ou à beira mar também é algo muito energizante e que faz muita falta no meu dia-a-dia, em que passo muitas horas ao computador. 

4. Viver o presente

Mais uma meta que se complementa com as anteriores e, talvez, a mais difícil de cumprir. Quantas vezes criamos expectativas e vivemos em função do que julgamos que poderá acontecer no futuro? O presente é tudo o que temos e é muito importante encontrar espaço para viver intensamente cada dia, sem pensar muito no que virá depois.

5. Desembalar menos e descascar mais

Tal como no ano passado, em que me comprometi a comer menos carne, quero este ano ganhar ainda mais consciência das minhas escolhas alimentares, pelo bem da minha saúde e pelo bem do planeta. Uma boa prática passa por desembalar menos e descascar mais, ou seja, a primeira opção deve ser sempre alimentos naturais e não os industrializados. 

E vocês que me estão a ler aí deste lado do ecrã? Quais são as vossas metas? Costumam mentalizar resoluções de ano novo ou deixam acontecer naturalmente? Com votos de um ótimo 2020!

FC43DF5F-70D4-46B8-A500-EF598297C781.jpg

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Alice Barcellos

    05.01.20

    Ainda bem :) Beijinhos e bom ano
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.