O Algarve que me encanta
Lembro-me bem da primeira vez que fui ao Algarve. Ao contrário de muitas pessoas, a região mais a sul de Portugal não faz parte das minhas memórias de férias infantis e em família. Por ter vivido a minha infância no Brasil, só conheci o Algarve quando comecei a passar férias com amigos. Uma ótima altura para explorar esta costa dourada e ensolarada.
Desde então, daquela primeira vez em que ficamos a acampar na Costa Vicentina e, depois, em Ferragudo, tenho voltado ao Algarve com regularidade. Não é um destino anual, mas também não consigo ficar muito tempo longe daquelas falésias e arribas que recortam o mar de uma maneira tão bela e singular.
Foi mesmo esta singularidade que me conquistou. Caminhar pelas falésias e avistar Sagres, descobrir praias só acessíveis de barco, apreciar estes castelos naturais, esculpidos pela água e pelo vento. Tanto mar, tanto azul. O Algarve é, acima de tudo, isso. Depois, claro, há o turismo de massas, as cidades maltratadas, a construção desordenada, as estradas esburacadas e a confusão das praias mais concorridas.
Mas, antes disso, há as cidades e as vilas charmosas, o peixe fresco grelhado, a simpatia e o sotaque delicioso dos algarvios. Há o descanso nas praias com pouca gente (sim, elas existem), há o mergulhar no mar para descobrir os seus segredos. As verdadeiras noites de verão e o sol tão quente logo ao acordar. Há um mar de cores cristalinas que me conquista a cada olhar.
Este ano não foi diferente, durante uma semana, ainda em julho, dediquei-me a arte de ir para a praia sem preocupações, apanhar banhos de sol, ler, nadar, comer e dormir. Ações que dão o verdadeiro sentido à palavra férias. Apanhei dias perfeitos de verão, com calor e um mar que era uma piscina em tons de verde e azul. A água não estava geladíssima, mas também não se pode dizer que estava quente. Refrescante e boa, para quem, como eu, não tem "medo", e até aprecia bastante, um mergulho em águas mais frias. Este é o Algarve que me encanta e, por isso, deixo aqui um registo fotográfico de um roteiro possível pelas praias por onde andei este ano.
Praia do Carvalho (Lagoa)
Praia da Marinha (Lagoa)
Praia do Molhe (Ferragudo, Lagoa)
Senhora da Rocha e Praia Nova (Lagoa)
Praia de Caneiros (Ferragudo, Lagoa)
Praia Nova (Lagoa)