O (meu) verão em pores-do-sol
Um dos espetáculos mais magníficos que a mãe natureza nos dá acontece quando o sol se retira. O pôr-do-sol é um momento mágico que se pode tornar ainda mais especial, dependendo do sítio onde estamos e das condições meteorológicas daquele dia.
Ver o sol a desaparecer no mar, caindo na linha do horizonte, é o pôr-do-sol que considero mais marcante. Tão rápido passam os minutos em que o astro-rei afunda no mar, tão eterna a imagem que guardamos deste momento na memória. Ainda assim, independentemente do sítio, a luz do fim de dia tem a capacidade de deixar tudo mais bonito.
Com a exuberância dos tons dourados ou a candidez dos tons pastéis; com a retidão da linha do horizonte ou a multiplicidade de formas criadas pelas nuvens, é sempre uma surpresa aguardar pelas pinceladas que a luz vai dar nesta tela infinita e sempre diferente que é o céu.
Enquanto o verão ainda luta contra o outono, antes de reconhecer de vez que está na hora de sair de cena, eu me despeço dele, também demoradamente, com esta imagem de nove pores-do-sol que marcaram a minha estação mais querida.
P.S. I: Temos mesmo de começar a aceitar a ideia de que o verão dura até outubro em Portugal - e eu não fico nada triste com isso.
P.S. II: Há quanto tempo não aprecia o pôr-do-sol?