Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de fuga

Na rotina dos sonhos fugimos dos dias

Diário de fuga

Na rotina dos sonhos fugimos dos dias

Sete castelos para conhecer em Portugal

06.10.18 | Alice Barcellos

Altas torres, janelas estreitas, muros imponentes, fossos, inúmeras passagens e muralhas defensivas. Mais do que elementos arquitetónicos que os caracterizam, os castelos são construções que nos despertam a imaginação, nos transportam para outras eras e guardam a história do tempo em que foram construídos e utilizados, quer seja para defesa ou para habitação.

São, para mim, um dos maiores símbolos da Idade Média, dos contos de fadas, princesas e reis, tendo um peso enorme no meu imaginário. É impossível não visitar um castelo e não viajar no tempo. E eu não resisto a um castelo, é algo que me cativa no primeiro instante e aguça a minha curiosidade.

Neste sentido, Portugal é um verdadeiro paraíso para os amantes destes gigantes de pedra. Centenas de castelos, dos mais variados géneros, povoam o nosso território - a ameaça dos mouros e dos espanhóis foi a principal "culpada" para o número elevado destas construções em Portugal. Uns mais bem conservados, outros em ruínas; torres solitárias ou enormes muralhas, há muito para descobrir, fotografar e dar asas ao cavaleiro medieval que existe em nós. 

A seguir, apresento sete castelos incríveis para recordar no Dia Nacional dos Castelos, que se assinala a 7 de outubro. Há quanto tempo já não visita um?

Castelo de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro

HPIM3375.JPG

Castelo de Almourol, distrito de Santarém

almourol.jpg

 Castelo de Belmonte, distrito de Castelo Branco

belmonte.jpg

Castelo de Linhares da Beira, distrito da Guarda

linharesdabeira.jpg

Castelo de Óbidos, distrito de Leiria

obidos.jpg

 Castelo de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra

montemor.jpg

 Castelo de Silves, distrito de Faro

silves.jpg