Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de fuga

Na rotina dos sonhos fugimos dos dias

Diário de fuga

Na rotina dos sonhos fugimos dos dias

Vamos falar sobre a eutanásia? Vamos falar sobre a valorização da vida?

12.02.20 | Alice Barcellos

No dia em que pensava se ia ou não escrever alguma coisa sobre a eutanásia, vi a notícia de que um homem de 65 anos morreu depois de ficar seis horas à espera de assistência médica nas urgências do Hospital de Lamego. Acontece com alguma frequência e faz sempre refletir sobre a forma como somos tratados quando mais precisamos.

O que é que isso tem a ver com a eutanásia? Quase tudo. Não sei o que é sofrer de uma doença terminal, dores insuportáveis, estar numa cama em estado vegetal, depender na totalidade de outras pessoas. Compreendo que para estes casos o enquadramento legal da morte assistida faça sentido, sendo por isso a favor da eutanásia. Contudo, a vida humana é valiosa e deve ser valorizada. A oportunidade de viver é o bem mais valioso que temos, mesmo que na maior parte do tempo não estejamos a pensar nisso.

Quem decide se uma pessoa deve continuar ou não? Ela própria, em primeiro lugar. Mas a decisão pessoal terá de ser sempre assistida por uma equipa médica, quando a eutanásia é legalizada. A discussão da proposta de legalização envolve vários fatores, é um processo complexo e aconselho a consulta deste artigo aqui para compreender o que está em cima da mesa.

No meio de todo o debate, a questão que queria deixar é: será que não é cedo para legalizar a eutanásia em Portugal? Mesmo sabendo que a proposta não é nova, ainda há um longo caminho pela frente na valorização da vida, principalmente quando ela começa a caminhar para a sua fase final, e nos cuidados paliativos.

Além disso, o mais importante neste momento seria existir um maior investimento no Sistema Nacional de Saúde para evitar notícias tristes como a que comecei por citar no início deste texto. É preciso garantir um fim de vida digno para todos, qualquer que seja a decisão final de cada um.

daan-stevens-yGUuMIqjIrU-unsplash.jpg

Imagem: Daan Stevens / Unsplash

* Texto atualizado a 14-02-20

Sintam-se à vontade para deixar as vossas opiniões nos comentários

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Alice Barcellos

    14.02.20

    Eu sou a favor da eutanásia mas também sou a favor que haja mais investimento na saúde pública para que todos fossem mais bem tratados no SNS.
  • Imagem de perfil

    Vera Tecla

    14.02.20

    >> “ mais investimento na saúde pública para que todos fossem mais bem tratados no SNS.” Cara Alice, 1) parece-me que essa é uma verdade de La Palisse. Queremos todos. A começar pelos próprios médicos, e enfermeiros . 2) Na Suíça há investimento na saúde, e as pessoas são mais bem tratadas, não é? ... Isso não obvia a necessidade de eutanásia. 3) bom fim-de-semana
  • Imagem de perfil

    Alice Barcellos

    14.02.20

    Bom fim de semana
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.