Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de fuga

Na rotina dos sonhos fugimos dos dias

Diário de fuga

Na rotina dos sonhos fugimos dos dias

Verão a Sul: começar no Algarve, terminar no Alentejo

09.08.19 | Alice Barcellos

image00002.jpeg

Com a promessa dos dias claros, das águas transparentes e mais amenas, um pedacinho do meu coração vive sempre entre as falésias douradas do Algarve e bate mais forte quando a saudade aperta.

Este ano lá fomos nós, início de junho, das praias vazias, das buganvílias floridas, do tempo de relaxar e desligar das rotinas do dia a dia. A água estava mais fria do que o habitual e o vento soprava de Norte, arrefecendo as noites e os amanheceres.

image00007.jpegimage00016.jpeg

Mas, como nada acontece por acaso, até calhou bem o plano de fugir mais uns dias para o interior, mais precisamente, o interior do Alentejo - de searas douradas e vinhas a perder de vista.

image00039.jpegTivemos como poiso Reguengos de Monsaraz, num refúgio que recomedo para quem quer explorar a região. Ficamos hospedados no Outeiro do Barro, um alojamento local que fica numa quinta vinícola tipicamente alentejana. Pequenas "casinhas" brancas e azuis que foram transformadas em quartos espaçosos e com uma decoração muito cuidada. A piscina e o espaço exterior são ótimos para relaxar e conviver de dia e de noite. A Rita recebeu-nos muito bem e explicou-nos como poderíamos explorar a região a partir dali. O pequeno-alomoço era ótimo - informação importante para quem, como eu, valoriza este ponto quando vai para hotéis.

image00038.jpegApreciar o contraste do azul do Grande Lago com o dourado dos campos. Conhecer a aldeia que ficou envolta com água por quase todos os lados (Aldeia da Luz), percorrer as ruas estreitas e floridas de Moura. Saborear a gastronomia alentejana. Percorrer as vinhas da Herdade do Esporão. Mergulhar na praia fluvial do Alqueva. Descobrir castelos perdidos e ver um dos pores do sol mais belos de sempre do alto da vila medieval de Monsaraz. Este último momento foi, sem dúvida, um dos pontos altos desta viagem e creio que as fotografias falam por si. 

image00025.jpegimage00026.jpegimage00028.jpegÉ tão bom quando podemos ser turistas no nosso país e somos supreendidos por lugares tão especiais. É por essas e por outras que digo sempre: Portugal é lindo e não cansa de me surpreender.

moura.jpgalgarve.jpgmonsaraz.jpg

3 comentários

Comentar post